Este Restaurante

Este Restaurante é fictício sendo somente usado este blog para receitas de Culinária
Att,Yellow Submarine Restaurant

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Risoto de abóbora, gorgonzola e nozes




Ingredientes:

250 gramas de arroz arbóreo
20 gramas de manteiga sem sal para refogar
1 colher das de sopa de azeite doce
150 ml de vinho branco seco
250 gramas de purê abóbora kabochã (japonesa)
100 g de queijo gorgonzola em pedacinhos
30 g de nozes torradas
1 litro de caldo de galinha
½ cebola média picadinha
1 pitada de noz moscada
50 g de manteiga para montagem
30 gramas de parmesão ralado
1 colher das de sopa de salsinha picadinha para decorar
Sal a gosto

Modo de Fazer

Aquecer metade da manteiga e o azeite em uma panela, refogar a cebola em fogo brando até ficar transparente. Juntar o arroz sem lavar, e refogar por uns 5 minutos. Juntar o vinho branco e mexer até evaporar tudo. Colocar uma concha de caldo e mexer sempre até todo o liquido ser absorvido. Ir colocando o caldo aos poucos, quando já tiver colocado 2/3 do caldo, juntar o purê de abóbora e misturar bem, colocar agora a metade do gorgonzola e mexer até derreter todo. Assim que o arroz estiver ao dente, juntar o restante da manteiga e o parmesão e misturar vigorosamente, para deixar um conjunto bem cremoso. Corrigir o tempero caso seja necessário. Junte metade das nozes , misturar. Servir em prato fundo, enfeite com o restante das nozes, a outra parte do gorgonzola, a salsinha e o parmesão ralado.

domingo, 24 de outubro de 2010

François Vatel - O Cozinheiro Suicida!



Era a décima terceira noite que François Vatel (inventor do Chantily ele era maîte d’hotel e não cozinheiro/chef. Foi seu chef pâtissier que criou o chantilly) não dormia. Às 4 da manhã, levantou-se depois de duas horas insone no colchão. Foi checar se a encomenda de peixe para o banquete em homenagem ao rei Luís XIV, da França, já havia chegado. Na cozinha do castelo, um peixeiro o esperava com apenas duas cestas cheias. Era pouco. Vatel encomendara frutos do mar de todos os portos da França para a ocasião. “Isso é tudo?!!!”, desesperou-se. “Sim, senhor”, respondeu o peixeiro. “Não suportarei mais essa desgraça”, exclamou. Voltou para o quarto, trancou a fechadura e se matou com um punhal. Era 23 de abril de 1671, um sábado.

A tragédia do mestre de cozinha que morreu por falta de peixe é um dos episódios mais famosos da gastronomia. Rendeu até filme (Vatel – Um Banquete para o Rei, em que Gérard Depardieu interpreta uma versão romanceada do cozinheiro). Nascido em 1631, de família humilde, ainda menino Vatel virou aprendiz de confeiteiro. Chegou à corte aos 22 anos, admitido como auxiliar do cozinheiro de Nicolas Fouquet, o ministro de finanças.

Talentoso, ativo, organizado e extremamente ambicioso, Vatel em pouco tempo puxou o tapete do chefe e tomou seu lugar. Ele tinha um único objetivo: provar a Luís XIV que era melhor que o mestre da cozinha real. Numa das primeiras tentativas, em 1661, Vatel criou um creme batido doce e perfumado para impressionar a corte em um banquete. Infelizmente, o rei nem notou o quitute. O banquete também parece não ter trazido sorte a Fouquet. Logo depois, ele foi preso sob a acusação de conspirar contra o governo. Vatel esboçou uma revolta, mas foi solenemente ignorado pelos guardas. Antes que a ira real recaísse sobre ele também, se exilou na Inglaterra. Voltou para a França dois anos depois e foi trabalhar para o príncipe de Condé, no castelo de Chantilly. Lá, sim, seu creme doce caiu no gosto de todos. Satisfeito, Vatel batizou a iguaria com o nome do lugar.

As coisas correram bem para Vatel até o fatídico ano de 1671. Condé convidou o rei Luís XIV para um fim de semana de caçadas no castelo. O cozinheiro teve duas semanas para preparar a recepção. Estressado, passou 12 dias sem dormir. No dia da chegada do rei, apareceram mais convidados que o esperado. Vatel então notou que o faisão assado não era suficiente. “Minha honra está perdida”, comentou. O príncipe de Condé tentou consolá-lo: “Vatel, nunca houve um jantar magnífico como o de hoje”. Mas não adiantou. O cozinheiro estava cada vez mais preocupado com o banquete de sábado, o maior da sua carreira: filé de linguado, anchovas, melão com presunto de Parma, lagosta com molho de camarão, pernil de carneiro, pato ao molho de vinho Madeira e, de sobremesa, bombas de morango.

Os gemidos de Vatel ao se apunhalar acordaram o castelo. Uma hora depois da tragédia, diversos pescadores começaram a chegar com suas cargas: houvera um atraso nos portos. À noite, o banquete foi um sucesso. Em respeito a Vatel, não serviram o linguado. Finalmente, o rei Luís XIV se rendeu aos dons do cozinheiro. Mas era tarde demais

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Filme: Vatel - Um banquete para o rei



Título Original: Vatel

Gênero: Drama

Origem/Ano: FRA-UK/2000

Duração: 111 min

Direção: Roland Joffe

Elenco:

Gérard Depardieu...
Uma Thurman...
Tim Roth...
Timothy Spall...
Julian Glover...
Julian Sands...
Murray L.Young...
Hywel Bennett...
Richard Griffiths...
Arielle Dombasle...
Marine Delterme...
Philippine L.-Beaulieu...
Jérôme Pradon...
Féodor Atkine...
Nathalie Cerda...

transp.gif (45 bytes)François Vatel
transp.gif (45 bytes)Anne de Montausier
transp.gif (45 bytes)Marquis de Lauzun
transp.gif (45 bytes)Gourville
transp.gif (45 bytes)Prince de Condé
transp.gif (45 bytes)Louis XIV
transp.gif (45 bytes)Philippe d'Orleans
transp.gif (45 bytes)Colbert
transp.gif (45 bytes)Dr. Bourdelot
transp.gif (45 bytes)Princess de Condé
transp.gif (45 bytes)Athenaïs de Montespan
transp.gif (45 bytes)Duchesse de Longueville
transp.gif (45 bytes)Marquis d'Effiat
transp.gif (45 bytes)Alcalet
transp.gif (45 bytes)The Queen Marie

Sinopse: Em 1671, o rei Luís XIV governa Versailles, enquanto no oeste da França uma província está a beira da ruína. Mas qual seria a solução para esta crise? O Príncipe de Condé tem um plano para tirar sua província do vermelho: ele vai convidar o rei para para seu castelo no campo e proporcioná-lo um fim de semana de festas e muita diversão. Se ele conseguir reconquistar Luís XIV, os cofres reais se abrirão e sua região estará salva do desastre econômico. O sucesso do plano depende de um simple serviçal - Vatel, único homem que pode oferecer a comida suntuosa, o entretenimento elaborado e a decadência dignas deste rei.

Além desse desafio, algo a mais mexe com a cabeça de Vatel: Anne de Montausier, uma nova candidata à dama da corte que se afeiçoa por sua simplicidade, gentileza e humanidade. Anne e Vatel se encontram nas mãos de uma corte onde a corrupção é o único caminho garantido para a sobrevivência, e cada um deles acaba resistindo a isso uma maneira própria. No final, Vatel aprende que valoriza a liberdade acima de tudo, e que ele não é o mestre daquelas festividades, mas na verdade seu escravo. É uma constatação que acarreta conseqüências devastadoras.





terça-feira, 12 de outubro de 2010

Gaspacho


Ingredientes

1 pimentão vermelho pequeno, picado
2 Cebolas média picada
5 tomates médios bem maduros , sem pele e sementes
1 pepino pequeno, sem pele e sementes
1 dente de alho médio picado
200 ml de suco de tomate
2 fatias de pão de forma sem casca
1 colher das de sopa de vinagre de vinho tinto
4 colheres das de sopa de azeite extra virgem
1 colher das de sopa de salsinha picadinha para enfeitar
Sal e pimenta do reino a gosto
1 ovo.

Modo de fazer

Picar o pimentão, a cebola, o tomate e pepino. Reservar uma pequena quantidade para guarnição. Cozinhar o ovo em água fervente por exatos 110 minutos, esfriar em água fria, descascar, picar a clara bem miudinha e passar a gema por uma peneira e reservar.
Colocar no copo do liquidificador os 9(nove) primeiros ingredientes e bater ligando e desligando até ficar quase liso, mas com alguns pedacinhos. Temperar com sal e pimenta do reino. Levar para gelar e servir com Salsinha picadinha e um fio de azeite.
Guarnecer com pedacinhos de tomate, pepino, pimentão, clara de ovo cozida picadinha e gema peneirada.